quinta-feira, 26 de abril de 2007


Banda Euterpia - Cd "Revirando o sótão" (Por Patrícia Pirota)

O cd da banda paraense destila poesia desde o seu encarte. Com um design
diferente e uma fotografia absurdamente linda e nostálgica, "Revirando o
sótão" já começou sendo uma festinha para minha alma mesmo antes de seu
primeiro sopro de flauta.
Sim!Flauta!A 1° música (Veneza) começa com uma melodia de sopro que me fez
lembrar da época em que eu assistia desenhos da Disney, e me arrancou um
sorriso simples e doce de criança.
A voz de Marisa é agradabilíssima!Uma mistura de Marisa Monte+Elis Regina
que ela sustenta com personalidade, conferindo ao som "euterpiano" a
Nostalgia de nossas grandes vozes.
Em algumas músicas (como Gramótica e Apague o preço) as brincadeiras
Instrumentais me lembraram muito Los Hermanos.Assim como em outras (como
(Atrás de um piso estridente) pude enxergar a cadência e energia dos bons
tempos de Tutti Frutti e Rita Lee.
As letras falam do cotidiano. Mas a poesia dessa "vida comum" inunda toda a
sala combinada com a deliciosa melodia da banda.
Mesmo com características que nos levam a comparações, Euterpia é uma banda
peculiar.Que, revirando o sótão da música brasileira, e tirando a poeira que
esteve sobre as melodias doces e trabalhadas, principalmente nessa nossa
geração de fast music, consegue fazer um som que combine perfeitamente tanto
com o nascer quanto com o pôr do sol nosso de cada dia.