quarta-feira, 29 de agosto de 2007

Brunno (Colligere) fala sobre Retomada e claro, Campo Grande!

(Guilherme Firmz)


Colligere é uma daquelas bandas que começa por bases e caminhos até então “incertos” e volta por outro, um mais consolidado e profissional,Chegam a Campo Grande, como uma das atrações mais aguardadas do Vans Zonapunk Tour 2007, O guitarrista Brunno,fala dessa retomada, e claro, a expectativa de pela primeira vez estar em Campo Grande!


1-Brunno, Depois de quase 1 ano parado, a empolgação de vocês certeza que é das maiores pra voltar! Mais vocês tocaram na despedida do AOK.Como foi reencontrar e conhecer uma nova galera que ainda não sacava do som de vocês?

Brunno: Foi bem foda! O show do Aok foi super divertido, estávamos com velhos amigos e pessoas que nunca tinham ouvido nosso som antes. Foi bem intenso e acho que todos gostaram do que viram.

2-Conta um pouco como será o novo Disco de vocês! Quantas faixas, produtor,enfim, venda seu peixe(risadas)


Brunno:
Então, esse pra mim é o nosso melhor disco! Conseguimos pensar durante um ano o que queríamos fazer e como queríamos que as músicas soassem. O disco com com 11 faixas, sendo que duas já estão disponíveis no nosso E-card: http://www.colligere.org/palavra .A produção do disco conta com a participação de Marcel Gallo, que toca no Deeper Than That e no Children of Gaia - bandas conceituadas de São Paulo. As músicas estão intensas, algumas mais rápidas e outras mais cadenciadas. Tem ainda uma faixa instrumental que ficou lindona! E a última música tem 9:35, só escutando mesmo. o final dela conta com 5 guitarras e três vozes diferentes do Rodrigo! Acho que vocês vão gostar!!

3-Pela primeira vez em Campo grande, o que vocês conhecem de referência a cidade?

Brunno
:Nossa...pra ser bem sincero, eu não conheço praticamente nada! Conheci esses tempos o som do pessoal do Fall Over. Só sei que o público parece bem receptivo e esperamos que tudo corra bem ai no festival.

4-A Quanto tempo estão nessa jornada de Shows, o princípio dos acontecimentos da banda, as primeiras viagens? O destaque agora com a Liberation tem facilitado a vocês um público estrangeiro e até propostas de produções externas.

Brunno:
Então... A gente devem algum tempo parado, depois da tour européia ficamos um pouco mais de um ano parado. Sem shows nem divulgação. Na verdade, a banda tinha acabado. A tour na europa foi muito legal, um momento especial pra gente, mas enfrentamos alguns problemas, muitos shows eram de bandas do metal e a a gente as vezes não se encaixava. Mas com certeza pretendemos voltar num esquema mais adequado pra gente.

5- Vocês têm produzido materiais de vocês refletindo ou tentando seguir as influências gerais da banda? Ou existem algumas que são as principais influências do som de vocês?

Brunno:Nesse disco novo foi tudo acontecendo meio naturalmente. Com muito trabalho, é claro. Estamos há praticamente um ano trampando nesse disco e o resultado é aquilo que esperávamos, sem tirar nem por. Normalmente, eu faço os riffs e monto-os em casa e levo pro resto do pessoal e a gente vai arrumando, mudando e criando a música. Tem músicas que em dois ensaios elas ficam prontas e outras demoram bem mais, com partes que não soam legal. Eu me inspiro muito no shai hulud pra compor as músicas, mas o legal no Colligere é que cada um coloca a sua idéia e criamos a nossa cara junta. Pra falar alguns nomes: Shai hulud, Bane, Rise Against, Dead Fish, Noção de Nada, Misery Signals e assim vai....muita coisa mesmo!

6- Durante o período que ficaram junto a Liberation, abriram as portas de shows para vocês para algum país?

Brunno: Temos contatos com algumas pessoas da europa e pretendemos tentar fazer uma nova tour por lá. Não tem nada definido, mas vamos tentar com certeza!
Na américa do sul também tem gente querendo marcar shows na argentina, chile e colômbia, mas tá difícil de arranjar datas...tomara que role!

7-Sem modéstia, qual foi o melhor show de vocês em todos esses anos?

Brunno: Tivemos vários shows bem legais, vários mais ou menos e outros meio zoados também. Alguns que eu lembro agora que foram marcantes: Uma verdurada em 2002, um show em vitória em 2004, um show em Kiel na europa, o show com o Ignite aqui em Curitiba. Tivemos outros também...mas esses são os que lembro bem.

8-Vocês têm se juntado com grandes bandas do cenário internacional por dentro do underground, o “mainstream” chama atenção de vocês para encaminha-los para o lado comercial?

Brunno: Pra te falar bem a verdade, não. Nosso som não é comercial, nossas músicas quase não tem refrão e nós não temos essa ambição com a banda. Claro, gostariamos muito de viver da música, tocando, viajando, mas aqui no Brasil é complicado, por isso vamos comendo pelas beiradas.

9- Qual foi o fato mais excitante que vocês obtiveram das viagens?

Brunno: Sem dúvida, as pessoas e lugares que conhecemos. Essas são as coisas que a gente leva. Até hoje olho as imagens da europa, lembranças boas!

10- Vocês irão vir preparados com CDs/EPs/Demo de vocês ou de “co-ligados” de vocês junto com o atual selo?

Brunno: Vamos estar com o merchandise novo nosso: Cds, dois modelos de camisetas, moletons, bottons! Ficou muito bonita a arte! Valeu a oportunidade!

11- Tem algum efeito nos contraste da região ou na cidade de vocês depois que a Colligere ganhou espaços adiante em expansão no Brasil?

Brunno: Acho que não, os nossos últimos shows aqui foram bem legais, o pessoal cantando as músicas, mas acho que não pelo fato da gente estar mais ou menos conhecido fora daqui.

12- Os meios de comunicações locais tem aberto os olhos para a cena que está crescendo devido abertura das bandas independentes que tem fortemente crescido naquela região?

Brunno: Não, aqui a divulgação nos grandes meios de comunicação é muito pequena! O que ajuda é a Internet, que é a ferramenta mais forte para divulgação de bandas do independente.

13- ... Agradecimentos?

Brunno: Vocês pelo espaço. Esperamos que o show ai seja foda! Nos vemos na estrada pessoal! www.colligere.org/palavra - www.fotolog.com/colligere07