domingo, 11 de fevereiro de 2007

Entrevista-com Fabiano Nick-FISTT


Agosto de 1994 surge em Jundiaí interior de SÃO PAULO uma das bandas que mais se destacam na cena underground tupiniquim, intitulado como “hardcore do interior” Fabiano Nick bate um papo descontraído com PKCREW sobre banda, estrada, amigos, grou pies e tudo que cerca o underground tupiniquim.Em sua breve e cervejeira passagem por Campo Grande, No Clássico Escobar BAR.


Prkcrew: Grande Nick.Parceiro de tempos de Campo Grande, cervejeiro de plantão e ainda baixista e vocalista do fistt! Cara depois de anos na estrada (desde 1994) com o fistt, ainda sobra gás pra levar o lema "punk rock, hardcore na veia??”


F. Nick: com certeza poxa! Estamos nessa há quase 13 anos já, fazendo o que gostamos, se divertindo e tocando pra gente bonita, assim como nós (com toda a modéstia ahah).



Prkcrew: certeza o nome FISTT, é reconhecido no meio hardcore,como uma das bandas mais ativas, rodou diversos lugares do Brasil, encontrou diversas pessoas e lugares Bacanas!Mais e ai, cite ai, lugares e shows que ainda hoje marcam a trajetória de vocês!?
Alias..Você ainda lembra aonde foi e como foi o primeiro show de vocês??


F. Nick: cara, tocar em casa sempre é bacana, ainda mais se o lugar estiver cheio, eu acho que toda a banda tem a aquela coisa de “santo de casa não faz milagre”, então reverter essa situação em sua cidade é muito gratificante, pois geralmente em outras a coisa sempre anda bem... Depois disso acho que tocar por Estados diferentes, as pessoas cantando, enfim, gente se identificando com o que você tem a dizer, com o que você faz, conhecer culturas diferentes, fazer amigos, isso realmente não tem preço e vão ficar em nossas memórias eternamente, me sinto feliz e privilegiado por tudo isso.
Hmmm. O primeiro show. Faz tempo hein? Bom, foi no colégio técnico, aqui em Jundiaí, acho que era algo do tipo festival de bandas da escola (e ninguém estudava lá), enfim, já entramos meio que na falcatrua eheh... Mas acredito que também ninguém entendeu nada do que a gente tava tocando, só tocamos músicas próprias, acho que umas 5 músicas no total do show e as pessoas estavam ali p/ ouvir outra coisa.. Mas independente do resultado, foi nosso primeiro show!


Prkcrew: depois de quase 1 ano parados, o FISTT chegou e se recolocou no devido lugar na cena hardcore, com um CD ao vivo intitulado "VIVA", que foi gravado na casa de vocês o clássico e extinto "BLACK JACK...” Como foi à seleção das musicas, repertório...o publico, ajudou na seleção do repertório?e aliás, o publico de vocês esta mais emo?(hehe)...


F. Nick: bom, a seleção foi basicamente os nossos maiores sucessos radiofônicos ahah, enfim, a galera no orkut ajudou legal também, o que queriam ouvir ao vivo, mas o ponto que pesou mesmo era que queríamos que as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ver um show do FISTT, se sentissem realmente em um show do FISTT, ou seja, é tudo caótico, erramos, berramos, zoamos com a galera, a galera zoa com a gente, essa coisa, nada maquiado, tudo 100% ao vivo, a cores e sem cortes.
Ah sei lá, se o público que é emo gosta da gente, é porque eles têm bom gosto, diz ae? Haahah (ou muito dinheiro pra jogar fora eheh)..


Prkcrew: Cara, vocês fizeram shows com bandas Gringas (BAMBIX, Down By Law, SHELTER, US. BOMBS. etc)...Nessas tantas, dividir o palco com essa galera de renome internacional, e ser a banda que abre o show, e logo depois ser a banda principal em outros tantos shows! Tem uma diferença? Ou somente a cerveja que faz menos efeito?(hehe)(pausa para um Gole...hehe)


F. Nick: cara. Abrir show pra banda gringa é divertido, ainda mais se a banda é parceira também, agora tem banda que fica difícil viu... Com os cara do US Bombs foi bem divertido, as vezes eles é que abriam os shows nossos e do Noção de Nada eheh! Ser banda principal é legal as vezes, em festival não é muito interessante, geralmente você sempre pega equipamento ferrado, etc, assim.. Existe muito mito nesse lance de “banda principal”.. Claro que é legal p/ seu ego falar “poo. Somos a banda principal da noite”.. Mas tecnicamente, pra você fazer um show melhor e com mais qualidade, às vezes é melhor tocar no meio do caminho eheh...


Prkcrew: Nick, você tem ainda outros projetos, assim como o "SNIF" que lançou algum material via Internet, e esta com outro em vista! Conta aí como será esse novo projeto!Será um hardcore brega(haha)


F. Nick: o SNIF é basicamente “tudo o que eu gostaria de fazer no FISTT e não consigo”, então juntei mais 3 perdedores e formamos a banda. Agora, esse projeto novo chama-se AQUAPLAY, é basicamente um “Me first and the gimme gimmies” às avessas... Tipo, só iremos tocar músicas dos anos 80, nacionais, em versão punk rock... É realmente uma banda de pessoas falidas heheeh (eu e o Mirtão do FISTT, o Conrado do Shileper High, o Guilherme do Metalfobia, a Evylinn do Makunaíma Joe e a Fer, que é esposa do Bauer também eheh)


Prkcrew: o "hardcore do mato” (nome popularizado pelo FISTT), teve um de seus discípulos aqui por MS (CUEIO LIMAO-OBA RECORDS) e é uma aposta da oba records, a oba esta reformando seu cast? Conte ai para o pessoal de campo grande, algumas novidades da OBA para 2007?


F. Nick: então, estamos com algumas novas apostas na Oba, o Food4Life chegou, o Nosux e Dfront também e claro, as bandas que já estava há algum tempo, como o próprio Cueio, Fistt, Vinte e Worms. Pra esse ano devem chegar mais algumas bandas, mas também vamos apostar na diversidade, temos algumas boas surpresas pra 2007, mas por enquanto não posso adiantar muita coisa.


prkcrew:então vamos ao papo "PLANETA XUXA"...?(haha)
Qual seu top 5 semanal??


F. Nick:


1- LagwagonResolve – porque esse disco é FODA MANO.
2- Green DayNimrod – os anos passam e eu ouço essa bolacha desde quando saiu, é incrível.3- Os maiores sucessos de Léo Canhoto e Robertinho – porque eu sou caipira né! 4- Bad Astronaut – cara, como fã de Lagwagon, eu amo essa banda5- Ramones – Rocket to Rússia – esse é impossível de sair de meu carro


Prkcrew: Dois shows em Campo grande (2002 e 2004),no primeiro a galera ainda não conhecia tanto, já no segundo a energia foi foda!Campo Grande Já se tornou à Casa do FISTT?Qual a lembrança tanto da galera, quanto de show de CAMPO GRANDE?E se esse ano tem algo novo, além de novo material, para os fãs?...


F. Nick: eu lembro que em 2002 o maluco do show queria bater na gente ahah, mas o show foi bem legal também, por ser a primeira vez que estávamos indo, achei que foi acima da expectativa, já da segunda vez a casa tava bem cheia, eu só não curti mais porque eu estava muito doente no dia, não passei bem durante a viagem, mas nessa próxima ida, quero chegar 100% por aí e fazer um show FODA p/ a galera! Temos muito respeito aí pela galera do “mato” e daremos nosso melhor e claro, não só Campo Grande, mas o MS é a nossa casa, adoramos esse monte de gente maluca e roqueira que tem aí, nos identificamos muito com a insanidade da galera!Já de novidades, vamos estar às vésperas ou quem sabe até com o novo cd, o “Como fazer inimigos e irritar as pessoas”. O pessoal aí provavelmente irá conhecer as músicas novas em primeira mão!


Prkcrew: e CD novo? Ha pouco tempo vocês lançaram o "single" QUANDO O CARNAVAL ACABAR...Já tem previsão de lançamento?


F. Nick: esse single foi só pro pessoal ter uma idéia do que viria, um FISTT mais rápido, também marca a volta do imortal e idolatrado Mirtão à banda, o que já deu uma cara mais da época do “Finais Iguais”.
O novo cd é um álbum conceitual, terá umas 20-22 músicas e eu e o Mirtão estamos trabalhando pesado pra finalizá-lo nos próximos dias, aí depois é ensaiar com a banda e gravar, vamos ver se o disco sai após Abril e esperamos que as pessoas se identifiquem novamente com as histórias que temos pra contar!


Prkcrew: Nick...Qual musica vocês não podem deixar de tocar em shows? e como foi a volta do clássico "mirtão"???...


F. Nick: eu acho praticamente impossível a gente não tocar “Vinteum” ou “Menininha”, o povo sempre cobra essas. Enfim, todas as músicas que tiveram vídeo clipe, sempre são as mais pedidas mesmo.
O Mirtão voltou depois de 2 anos fora da banda, deu tempo dele arrumar a vida dele, fazer uns 15 filhos e arrumar um emprego decente, agora ele vende cachorro quente na frente da igreja matriz e é muito feliz, quando sobra um tempinho, ele cuida de uns carros pra complementar a renda e nosso sonho é abrir uma doceira!


Prkcrew:Nick..Valeu pelo papo (regado a cerveja e aperitivos) e deixa ai um recado para o pessoal de CAMPO GRANDE e região!...e esperamos a banda toda aqui,em breve,para cantar junto e tomar de novo varias cervejas!(risos).


F. Nick: valeu Kelton e todos os amigos e parentes de CG e região! (Ainda nesse semestre estaremos por aqui logo, então economizem dinheiro, vão ao show e paguem uma cervejinha p/ o F. Nick =)



Links FISTT:


http://www.fotolog.com/fistt


http://www.fistt.com.br


http://myspace.com/fistt


Para agendar shows do FISTT: Oba! Records a/c Evy 11 4586-6335 shows@obarecords.com