quarta-feira, 5 de setembro de 2007

• 2.º DIA (30/08): Mukeka di Rato, Carbona, Colligere


(Andreá Ariani)


Segunda noite da Vans Zona Punk Tour 2007 em São Paulo.
Um
a sexta-feira só com bandas brasileiras no palco. A noite prometia. Eram ainda 19h quando já havia uma fila aguardando a casa abrir. Diferente da noite passada.
Com alguns minutos de atraso, a primeira da noite foi a curitibana Colligere. A banda é bem conhecida na cena e de cara agitou a galera que já comparecia em bom número. Os shows na VZPT marcam o retorno da banda aos palcos depois de um tempo sem tocar e do lançamento do novo disco "Palavra". Entraram com muita energia, já botando pilha pros shows que ainda viriam. Com músicas cantadas em português e contando na formação com Artur Roman (baixo), Gabriel Covello (guitarra), Douglas Kamenski (o novo batera), Brunno Covello (guitarra) e Rodrigo Ponce nos vocais, abriram com "Óbvio" e a nova "Parte Dois". A banda formada no início de 2000, baseou seu set em todos os álbuns já lançados. As melhores foram "Crítica", "Vertigem" e também nova "Lâmina Cega" que foi muito pedida e cantada pela galera. Enquanto o show acabava com "Paciente" e "Glória", o público se dividia entre quem estava com a camiseta do Carbona e quem estava com a camiseta do Mukeka. Mais a maioria estava lá pra ver as duas bandas, super aguardadas.

Na seqüência, Carbona. O trio carioca que, como escrito em seu myspace oficial, continua fazendo da "hiperatividade" e da "diversão" suas marcas registradas. Com um set que agitou a galera do começo ao fim, Henrique Badke (guitarra/voz), Melvin (baixo) e Pedro (bateria), fizeram um dos melhores shows desse início da tour. Super presença de palco e energia que só uma banda com a bagagem que tem consegue fazer. Confira o set que o batera escreveu exclusivamente pro Zona Punk no intervalo do show do Mukeka: “Intro", "Sempre que eu fico feliz eu bebo", "No words", "Cara escroto", "Copo d´água", “Eu quero ir pro Japão", o hit "Lunático", "All Star", "Fliperama", "Macarroni Girl", a cover dos Ramones "Rockway Beach" e pra fechar a super pedida "1001 doses".

A galera tava no ponto pra ver a sem dúvida mais aguardada da noite: Mukeka di Rato.
Enquanto aguardávamos a troca de palco, lojinha de merch bombando e o público já grudando no palco pra conseguir o melhor lugar pra ver e subir pros moshs que certamente iriam acontecer. Já eram quase 22h quando os capixabas subiram ao palco. Com o retorno do vocalista Sandro, de volta de uma tour pelo Japão, com indicação no VMB deste ano e lançando o quinto e já badaladíssimo "Carne", o auto-intitulado fast-grind-power-violence-punk-dub-core da favela começou a rolar.
Ligaram a galera no 220V: toma som na cabeça e alguns pés, braços, mãos na cara de quem se arriscava a ficar no gargarejo e embaixo de quem pulava do palco. O set foi bem dividido entre todos os CD´s, singles, demo e tudo que já foi lançado por eles. Teve entre tantas o hit "Visual é tudo", "Rinha de Magnata" que está esperando seu voto lá no www.mtv.com.br, "Cobra criada", "Zé é mal", "Mente positiva", cover do Ratos... enquanto todo mundo pedia "Escolinha" que acabou rolando no final. Resumindo, botou fogo no povo, show como sempre pra não deixar ninguém vivo depois que acaba.

E a tour tá só no começo. Parafraseando o The Bombers, a bomba vai explodir, e ninguém poderá segurar. Só espera que a VZPT tá chegando aí perto de você. Não seja louco de perder!
Valeu a todos que compareceram e fizeram da edição de São Paulo um grande sucesso!